Ataque ocorreu na madrugada de hoje começando pela Procergs, mas prejudicou governo estadual e prefeituras

 

Há uma quantidade ainda não calculada de sites do estado do Rio Grande do Sul fora do ar, a começar pelo da Procergs, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul. O site da empresa foi atacado com defacement por um grupo que se identifica como “Paraná Cyber Mafia”. O CISO Advisor tentou mas não conseguiu entrar em contato com a assessoria de imprensa da empresa porque seu telefone atende apenas com a caixa postal.

Identificado como Paraná Cyber Mafia, o grupo que reivindica o ataque já fez defacements em sites governamentais de outros estados, sendo o último deles no Amapá. Entre os maiores, os mais recentes foram na Bahia, onde caíram 21 portais do governo, e em Santa Catarina, onde caíram sites de 245 prefeituras.

A Procergs publicou a seguinte nota sobre o assunto:

Nesta madrugada houve um acesso indevido em alguns sites do governo do Estado do RS. Ainda durante a madrugada, a Procergs, por meio de suas monitorias ativas, identificou e bloqueou esta iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já foram tomadas. O evento se deu em um ambiente restrito e sem vazamento de dados. Todos os cuidados estão sendo tomados para retorno dos serviços afetados com a maior brevidade possível”, diz a nota.

Estão fora do ar por exemplo sites de prefeituras como a de Igualdade, de órgãos como o Detran-RS, o Instituto-Geral de Perícias (IGP), e os das secretarias estaduais, inclusive da Saúde, Fazenda e da Segurança Pública.

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/defacement-pega-principais-sites-oficiais-do-rio-grande-do-sul/