Gigante de serviços marítimos é atacada pelo ransomware Clop

Gigante de serviços marítimos é atacada pelo ransomware Clop

Navio-servicos.jpg

 

Gigante de serviços marítimos é atacada pelo ransomware Clop

 

Multinacional de serviços marítimos é a mais recente vítima da gangue do ransomware, que já havia atacado a Accellion

 

A Swire Pacific Offshore (SPO), multinacional de serviços marítimos que fornece tripulação e navios para tarefas especializadas, como manuseio de âncoras, fornecimento de plataformas e pesquisas sísmicas, se tornou a mais recente vítima da gangue do ransomware Clop.

O nome da empresa aparece no site de extorsão do grupo de ransomware, de acordo com a SOS Intelligence, empresa de inteligência em ameaças. Os pesquisadores da segurança da companhia afirmam que a empresa, com sede em Cingapura, tem receita anual de US$ 3 bilhões, o que a tornaria um alvo atraente para extorsão.

Em comunicado, a SPO admitiu que um incidente ocorreu e que teria tomado medidas para mitigar seu impacto potencial. “Temos uma visão séria em relação a qualquer ataque cibernético ou acesso ilegal de dados ou qualquer ação ilegal que potencialmente comprometa a privacidade ou confidencialidade dos dados e [a empresa] não será ameaçada por tais ações”, diz a nota.

A SOS Intelligence disse que relatou o incidente às autoridades competentes e está notificando as “partes potencialmente afetadas” sobre o ataque, indicando que os dados foram roubados. O site da empresa também estava fora do ar no momento que a notícia foi ao ar.

O grupo hacker Clop está vinculado a ataques abrangentes à Accellion, empresa americana de tecnologia especializada em compartilhamento e colaboração seguros de arquivos, que exploraram vulnerabilidades em softwares de transferência de arquivos legados para roubar e resgatar informações de inúmeras organizações.O incidente envolvendo a SPO ocorreu apesar de várias prisões de supostos membros do grupo no início deste ano.

 

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/gigante-de-servicos-maritimos-e-atacada-pelo-ransomware-clop/