Olympus comunica 2° incidente em apenas um mês

Olympus comunica 2° incidente em apenas um mês

Depois de ter sofrido um incidente dia 8 de setembro deste ano, a empresa informa que registrou outro dia 10 de outubro

A Olympus, empresa japonesa que é fabricante de equipamentos ópticos e fotográficos, comunicou estar investigando um “potencial” incidente cibernético, ocorrido dia 10 de outubro, praticamente um mês após ter comunicado o anterior, registrado em 8 de setembro deste ano. Enquanto o primeiro afetou as redes de computadores de suas divisões na Europa, no Oriente Médio e na África, aquele que está sendo investigado agora atingiu os sistemas nos EUA, Canadá e América Latina.

Em uma nota publicada hoje, a empresa informa:


Investigando um potencial incidente de segurança cibernética que afeta nosso sistema de TI nas Américas
12 de Outubro de 2021
A Olympus está atualmente investigando um potencial incidente de segurança cibernética detectado em 10 de outubro de 2021 que está afetando seus sistemas de TI das Américas (EUA, Canadá e América Latina).

Após a detecção de atividades suspeitas, mobilizamos imediatamente uma equipe de resposta especializada, incluindo especialistas forenses, e atualmente estamos trabalhando com a maior prioridade para resolver esse problema. Como parte da investigação e contenção, suspendemos os sistemas afetados e informamos os parceiros externos relevantes. Os resultados atuais de nossa investigação indicam que o incidente foi contido nas Américas, sem impacto conhecido em outras regiões.

Estamos trabalhando com terceiros apropriados nesta situação e continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para atender nossos clientes e parceiros de negócios de maneira segura. Proteger nossos clientes e parceiros e manter sua confiança em nós é nossa maior prioridade.

Nossa investigação está em andamento e estamos comprometidos com a divulgação transparente e continuaremos a fornecer atualizações à medida que novas informações forem disponibilizadas.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso tenha causado.

Como no incidente anterior, também desta vez Olympus não explicou que tipo de incidente ocorreu; mas no anterioir fontes do portal TechCrunch afirmaram que a empresa havia sido atacada pelo grupo de ransomware BlackMatter.

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/olympus-comunica-2-incidente-em-apenas-um-mes/