[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]

Ransomware que atingiu a Equinix pode ter chegado à operação no Brasil

Empresa afirma que o incidente não produziu impacto nas operações de clientes ou nos dados de seus equipamentos

Da Redação

A Equinix, líder global no mercado de data centers (205 data centers em 25 países nos cinco continentes), comunicou na noite da última quarta-feira que foi vítima de um ataque que “envolve ransomware em alguns dos nossos sistemas internos”. A empresa não forneceu informações sobre como os atacantes conseguiram violar seus sistemas, nem sobre o tipo de ransomware usado, mas o portal BleepingComputer afirma que foi o NetWalker. De acordo com a plataforma de inteligência Andariel, consultada pelo portal, no dia 10 de setembro existiam 74 servidores de desktop remotos reconhecíveis como sendo da Equinix, e com suas credenciais de login sendo vendidas em mercados da dark web. Desses 74, a maioria estaria concentrada na Austrália, Turquia e Brasil.

Os invasores teriam exigido um resgate de US$ 4,5 milhões (455 bitcoins), alegando que conseguiram exfiltrar dados confidenciais dos servidores da empresa e ameaçando torná-los públicos caso o resgate não seja pago.

O CISO Advisor pediu informações sobre o assunto à assessoria de imprensa da Equinix no Brasil, que respondeu com uma tradução em português do comunicado inicial, publicado em inglês no site corporativo. Esse comunicado da Equinix sobre o assunto, feito às 09h45 da Califórnia (01h30 de quinta-feira no Brasil) informa o incidente e que ele está sendo investigado.

A empresa acrescenta que “nossas equipes tomaram medidas imediatas e decisivas para resolver o incidente, notificaram as autoridades e continuam investigando. Nossos data centers e nossas ofertas de serviços, incluindo serviços gerenciados, permanecem totalmente operacionais e o incidente não afetou nossa capacidade de oferecer suporte aos clientes. Observe que, como a maioria dos clientes opera seus próprios equipamentos nos data centers da Equinix, esse incidente não teve impacto em suas operações ou nos dados de seus equipamentos na Equinix. A segurança dos dados em nossos sistemas é sempre uma prioridade e pretendemos tomar todas as medidas necessárias, conforme apropriado, com base nos resultados de nossa investigação”.

A empresa publicou mais três pequenos comunicados, dizendo apenas que continua investigando e que “no momento, nossa investigação está centrada em informações relacionadas aos nossos negócios internos. O incidente continua sem impacto nas operações de nossos clientes ou nos dados de seus equipamentos na Equinix”.

Com agências internacionais

 

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/ransomware-que-atingiu-a-equinix-pode-ter-chegado-a-operacao-no-brasil/

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]