right-4926156_640.jpg

 

Ataque cibernético na madrugada de hoje atingiu a rede de dados do Tribunal, prejudicando também a telefonia IP

 

A rede de dados do Tribunal Regional Federal da 5a Região (Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará) foi atingida por um ataque cibernético na madrugada de hoje, informou a assessoria de imprensa do órgão. Todos os sistemas que atendem o Judiciário se tornaram inativos, com exceção do PJe 2.x, aquele que armazena e processa as ações judiciais que têm origem nas Turmas Recursais. Foi prejudicado também o sistema de telefonia IP (VoIP) do órgão.

Em São Paulo, o TRF-3 segue fora do ar.

 

Por causa desse incidente, os prazos processuais foram prorrogados, enquanto todos os atendimentos virtuais e presenciais estão suspensos por tempo indeterminado. O Tribunal informou à mídia que o site e praticamente todos os sistemas ficaram fora do ar, mas neste momento o site já está em operação.

Esta não é a primeira vez que ocorre um ataque ao TRF-5: em 2013 ele sofreu um ataque de defacement (desfiguração) no dia 23 de Março de 2013, durante o qual foi publicada em sua home page uma imagem contendo mensagem associada ao nazismo e assinada por um grupo que se intitulava UG Nazi Brazil. Leia abaixo o comunicado do TRF-5 publicado hoje:

SISTEMAS DA JFPE ESTÃO FORA DO AR POR TEMPO INDETERMINADO
Última atualização: 06/04/2022 às 11:56:00

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) informa que os sistemas da Seção Judiciária se encontram fora do ar, com exceção apenas do PJe 2.X.

As equipes de Tecnologia da Informação já foram acionadas e, com exceção dos processos no PJe 2.X, todos os prazos processuais, assim como os atendimentos virtuais e presenciais estão suspensos por tempo indeterminado, incluindo o sistema de telefonia e o acesso ao portal da JFPE.

Por: Divisão de Comunicação Social – TRF5

 

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/sistemas-do-trf-5-fora-do-ar-devido-a-incidente/