O site do governo do Estado de Goiás ficou temporariamente fora do ar na tarde de hoje, depois que a página principal sofreu um ataque de “defacement” (desfiguração).

 

O ataque foi reivindicado por um hacker que se autodenomina “Shawty Boy”. O nome é o mesmo que já assinou outros ataques, como aos sites dos governos do Amazonas e da Bahia.

Durante cerca de 30 minutos a página principal do site do governo ficou exibindo uma tela preta com o título “Hacked by Shawty Boy”, um mapa ilustrado com as estrelas e listras da bandeira de Goiás e o seguinte texto: “Hahaha, Estado de Goiás Hacked! xD Aquele tour básico em seus servidores. Abraço pro TI do Estado de Goiás.”

Por volta de 16h20, a imagem foi removida e substituída por um aviso da equipe de TI do governo sobre a indisponibilidade do site para sua manutenção, dizendo “O sistema ou site que você tentou acessar está indisponível. Nossa equipe já está atuando para o restabelecimento o mais breve possível”.

 

Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação do governo de Goiás, responsável pelo site, confirmou o ataque, acrescentando que especialistas já estavam trabalhando para a reativação gradual e segura do site. A Secretaria afirmou que nenhum serviço oferecido aos cidadãos foi afetado. A assessoria de comunicação do governo informou à mídia que foram tomadas “as medidas cabíveis” e que o site deveria voltar a funcionar amanhã, dia 3, mas o funcionamento foi restabelecido bem antes.

Na parte inferior da tela preta publicada pelo hacker estavam os logotipos do Twitter, com a assinatura do grupo “Paraná Cyber Mafia”, e do zoneH, um site onde hackers registram seus ataques de defacement. “xD” é um emoticon, representando olhos fechados e uma boca gargalhando – é um equivalente de LOL ou “loughing out loudly” (gargalhando). Às 17h, o hacker fez um post no Twitter dizendo “Extra! Extra! Shawty Boy é o novo governador do Estado de Goiás! Estado de Goiás hacked! zone-h : ok”

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/defacement-atinge-site-do-governo-de-goias/