TJ do Distrito Federal segue fora do ar após ataque no domingo

Instituição informou que foi detectada “atividade maliciosa no acesso ao datacenter na madrugada de domingo”

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios entra hoje (quarta-feira 3 de Agosto) no terceiro dia de interrupção de serviços presenciais e online por causa de um incidente cibernético registrado na madrugada de domingo. É ao mesmo tempo o quarto dia sem serviços online a contar de domingo – o servidor http da instituição responde neste momento com uma página de erro 503, na qual foram inseridos os três comunicados sobre o incidente. O órgão anunciou na segunda-feira dia 1, por meio de uma portaria, a suspensão do expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais, em portaria assinada pelo presidente.

 

Embora este incidente seja mais prolongado, existem no Twitter dezenas de queixas de usuários do Tribunal reclamando desde o ano de 2010 que os serviços estão ciclicamente fora do ar.

Não há informações sobre a natureza do atual incidente: o comunicado publicado no domingo informa apenas que foi detectada “atividade maliciosa no acesso ao datacenter na madrugada de domingo”. Em outros dois comunicados publicados ontem e hoje o órgão informa apenas que “as equipes de cibersegurança do Tribunal realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos, e todas as suas bases de dados. Contudo, por cautela, o site e demais sistemas foram desligados para que se realizem as atividades de remediação e investigação”.

Página de erro 503 do TJDFT

O terceiro comunicado, que o TJDFT publicou ontem dia 2, acrescenta apenas que o trabalho está em andamento e que há participação da Microsoft, mas não estabelece prazo para a sua conclusão.

02/08 – 12:40: O TJDFT informa que os sistemas ainda não foram retomados em virtude de um trabalho de análise técnica minuciosa em toda rede do tribunal, que está sendo realizado em conjunto com especialistas em cibersegurança da Microsoft. Dessa forma, o expediente do TJDFT permanecerá suspenso no dia 02 de agosto de 2022, no primeiro e segundo graus de jurisdição. Toda a equipe técnica segue trabalhando de forma ininterrupta no sentido do restabelecimento dos serviços o mais rapidamente possível, priorizando os sistemas judiciais e os acessos externos. O TJDFT reitera que não houve comprometimento à base de dados dos sistemas judiciais, os quais serão restabelecidos tão logo haja segurança no ambiente tecnológico.

01/08 – 15:29: Expediente suspenso da Secretaria e dos Ofícios Judiciais da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios no dia 1º de agosto de 2022 – Portaria 100 de 1º de agosto de 2022.

31/07 – 22:00: O TJDFT informa que foi detectada uma atividade maliciosa no acesso ao datacenter na madrugada de domingo. As equipes de cibersegurança do Tribunal realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos, e todas as suas bases de dados. Contudo, por cautela, o site e demais sistemas foram desligados para que se realizem as atividades de remediação e investigação.

Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/tj-do-distrito-federal-segue-fora-do-ar-apos-ataque-no-domingo/

Receba Notícias

Artigos Mais Recentes